Mapeamento das Iniciativas
de Turismo de Base Comunitária
Tipo de Projeto
Diagnóstico

Logo quando assumiu, e perante a pandemia em 2020, a equipe do Projeto Bagagem teve como uma de suas prioridades o desenvolvimento de parcerias para realizar o mapeamento das iniciativas de turismo de base comunitária no Brasil, com o objetivo de gerar dados que poderiam embasar a criação de projetos e políticas públicas de suporte ao turismo comunitário no país.
Para dar início a este mapeamento, foi realizada uma pesquisa online, para o levantamento da existência e atuação de iniciativas ao redor do país, realizada no final de 2020-início de 2021.
A análise dos dados captados teve apoio técnico de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, além de empreendedores sociais do turismo. Além disso, o grupo de pesquisa Gestão de Territórios Criativos (GDTeC) da Universidade Federal de Viçosa, realizou a sistematização dos dados coletados. O relatório com os resultados foi publicado em novembro de 2022.
Nossa Participação
O Projeto Bagagem atuou na realização deste mapeamento inicial, com o apoio do Ecomuseu Rural (Ponto de Cultura Rural) desenvolvendo o questionário online e com apoio de técnicos acadêmicos e empreendedores na análise dos dados. A diretoria, conselho e voluntários do Projeto Bagagem foram responsáveis pelo encaminhamento, articulação e divulgação dos resultados do mapeamento.
Resultados
Após a coleta e análise dos dados, produzimos um relatório de 23 páginas detalhando as respostas das iniciativas participantes no mapeamento, suas atuações e motivações, entre outros. Além disso foi agregagado uma análise qualitativa do que os resultados querem dizer sobre o TBC no Brasil, e o mapeamento em si – oriundos de uma análise feita por especialistas convidados.
Atualmente, o Projeto Bagagem segue buscando recursos para a realização de uma segunda fase do mapeamento – para buscar dados qualitativos mais profundos e ter a capacidade de melhor apoiar as iniciativas brasileiras de TBC.