Teoricamente, o Turismo responsável seria a prática da atividade de acordo com os princípios da justiça social, respeito ao meio ambiente e as culturas locais. É estar atento aos danos que o Turismo pode causar tanto na natureza quanto na cultura e população local e minimizar esses impactos ao máximo.
Mas o que isso quer dizer na prática?
O Turismo responsável não é um nicho dentro do Turismo, mas é sim um olhar consciente que pode e deve ser aplicado em qualquer viagem. Sendo assim, para aqueles que promovem o Turismo seria então, terem atitudes que somadas a outras e outros agentes endossem o sentido de responsabilidade e sustentabilidade.
Dentre eles podemos citar alguns bem simples.
》Fazer estudo de impacto
》Empregar pessoas da comunidade
》Comprar de produtores locais
》reciclar e usar produtos reciclados
》Incentivar a cultura local e apoiar os eventos.
》Apoiar as causas sociais que permeiam a localidade explorada turisticamente.
Mas não é só o empreendedor ou gestor que pode promover a prática do Turismo responsável. Ao viajante cabe também algumas boas práticas, como:
》Recolher o lixo produzido
》Contratar guias locais e credenciados
》Consumir produtos locais (artesanato, restaurante)
Assim, todos participam de forma construtiva e positiva para um Turismo que minimiza impactos e maximiza os benefícios, fortalecendo o Turismo responsável.
As viagens podem e são um meio de transformação social. E apesar de muitos lugares e pessoas ainda não terem essa consciência, podemos dizer e perceber que essa realidade vem mudando aos poucos. Visto o esforço dos atores envolvidos com essa luta e também as políticas de apoio ao Turismo, já que essa é uma das linhas de atuação do Plano Nacional de Turismo 2018-2022 do Ministério do Turismo.
Bom né?! 💚
E você, tem sido um viajante responsável? Quais dessas práticas vc já realizou? Já conheceu algum local onde era possível perceber essas práticas?
Conta pra gente!
Texto: Jeisiane Rosa
Arte: Lohraynne Fernandes