Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Que é o Turismo de Base Comunitária?

Existem muitas pesquisas sobre o assunto, mas a definição mais atual sobre o que seria o TBC, é a do ICMBio que diz o seguinte: ⠀

⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
TBC é um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações…

Sendo assim, o TBC pode acontecer tanto em comunidades tradicionais (indígena, caiçara, quilombola) como em meios urbanos (algumas favelas), e a característica principal sempre será o protagonismo dessa comunidade no planejamento, organização e execução das atividades exercidas ali.

A comunidade oferta a experiência ao turista e ele passa a viver por um ou alguns dias um mergulho profundo dentro dessa outra cultura, e essa troca traz benefícios significativos a todos os envolvidos.

Um dos pontos mais importantes na experiência do TBC é a valorização e resgate da cultura local e o redescobrimento da própria cultura, onde esta passa a ser contada ao mesmo tempo em que acontece. E também o giro econômico dentro da própria comunidade, permitindo aos residentes não precisarem sair de seu meio para trabalhar fora, o que faz com que eles se dediquem mais na manutenção de suas culturas e raízes.

Bora visitar uma comunidade que pratique o TBC e ajudar na manutenção de culturas tão especiais? Você já tem alguma experiência bacana pra contar?

Texto: Jeisiane Rosa

Imagem: Caio Vilela

Arte: Lohraynne Fernandes

Leave a comment

Best Choice for Creatives

This Pop-up Is Included in the Theme

Purchase Now