Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Comunidade Caiçara

Povo residente na costa litorânea do país e que tem sua cultura baseada na agricultura, extrativismo vegetal, artesanato e pesca – um dos seus maiores meios de sobrevivência, que está ameaçado.

O caiçara tem em sua origem a mescla etnocultural dos indígenas, portugueses e em menor grau dos afrodescendentes.

Suas tradições mais antigas e que resistem até hoje são o Fandango caiçara, música folclórica, e a Festa do Divino entre outras festividades regionais. Além disso, existe a tradição no modo de fazer canoa a partir de um único tronco de árvore. Atividade essa que vem se tornando cada vez mais escassa. A dificuldade em manter o território e suas tradições, surgiu principalmente a partir dos anos 1950 com o surgimento das casas de veraneio, e piorou a partir dos anos 1970, quando houve a obra de ampliação da BR 101. Desde então o povo caiçara -aqueles que resistiram- vem lutando contra a pressão do turismo de massa, degradação ambiental, especulação imobiliária e a perda de sua identidade.

A experiência de estar em uma comunidade caiçara é única! Uma cultura singela porém rica de conhecimento e beleza é o que a torna tão especial. A prática do turismo deve ser prazerosa, e a escolha pelo TBC como forma de se fortalecerem, é justamente para que tudo aconteça de forma plena. A fim de que no futuro a palavra turismo e turista não seja indigesta nem à quem recebe e nem à quem visita.

Agora queremos saber de você! Conta pra gente uma experiência que tenha vivido em alguma comunidade caiçara. Como foi? Onde foi?

Texto: Jeisiane Rosa

Arte: Lohraynne Fernandes

Leave a comment

Best Choice for Creatives

This Pop-up Is Included in the Theme

Purchase Now